Microchipagem

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO ANIMAL

Existem várias formas de identificação de animais, que variam com a espécie, os cães apresentam várias opções tais como coleira com plaqueta, tatuagem e mais recentemente por implante de microchip.

MICROCHIP

Chip           microchip

O Microchip é um micro circuito eletrônico contendo um código único e inalterável, inserido em uma cápsula de biovidro cirúrgico e revestido de substâncias de propriedades antimigratórias, possibilitando a implantação em animais. O microchip não contém bateria e está inerte. Ao receber as ondas emitidas pelo leitor (scanner), retorna a informação na forma de um número. Esse número é composto por quinze algarismos o que impossibilita a duplicidade.

AGULHA E APLICADOR DE MICROCHIP

microchip-de-identificaco-          aplicador_azul

Cada microchip a ser implantado está contido em uma agulha de injeção estéril e descartável. Já o aplicador tem a forma e o mecanismo de uma seringa de injeção, tratando-se do melhor método de aplicação de microchip em animais.

Os aplicadores podem ser descartáveis ou reutilizáveis, e a maior parte dos procedimentos é realizada sem o uso de anestesia geral, pois não há necessidade diante da rapidez do processo e do pequeno tamanho do microchip.

LEITOR DE MICHOCHIP

Leitor

O leitor, semelhante a uma calculadora, faz a verificação do código contido no microchip por um dispositivo de varredura (scanner). Seu mecanismo é a emissão de sinal de rádio de baixa freqüência que mostra o código contido no microchip, sendo exibido no visor do equipamento. A Prefeitura, clínicas veterinárias e estabelecimentos que comercializam animais, possuem esses leitores, o que aumenta a possibilidade de identificação de animais perdidos.

 MICROCHIPEI MEU ANIMAL E AGORA?

Apos a microchipagem o proprietário deve realizar o seu cadastro e dos seus animais nos respectivos sites:

http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Default.aspx   ( site da prefeitura municipal de Curitiba)
http://www.abrachip.com.br/ ( site de cadastro nacional)
http://www.siraa.net (sistema de Identificação e Registros de Animais da América Latina)
http://www.backhome.com.br/ ( site de cadastro internacional Virbac®)